Carlópolis pode integrar geoparque do Norte Pioneiro com praia de troncos petrificados

Achados estão próximo a ponte de divisa com Fartura no estado de São Paulo

O município de Carlópolis poderá integrar também o tão sonhado geoparque que está em estudo no Norte Pioneiro. A Associação Turística do Norte Pioneiro, Atunorpi já deu início a visitas em vários locais para avaliar potencial de geossítio e uma praia de troncos petrificados no Parque Vila Café em Carlópolis pode fazer parte.

As visitas percorreram várias cidades e encontraram desde formações rochosas diferenciadas até fósseis que contam a história da pangeia e lava em corda com dimensões raras. Participaram das visitas o presidente da Atunorpi, Welington Bergamaschi e o consultor João Gouveia Cezar, os geólogos do Instituto Água e Terra, Gil F. Piekarz e Luís Tadeu Cava e o artista plástico e desbravador de atrativos naturais no Norte Pioneiro, Marcos Antônio de Almeida.

O consultor da Atunorpi, João Gouveia explicou sobre o projeto. "Gil trouxe essa proposta de criar um circuito de geossítios e nosso objetivo final é tentar se tornar uma região com importante geoparque que é um programa da Unesco, onde basicamente viramos guardiões de um pedaço da história do planeta terra em questão da formação das placas tectônicas e formação dos territórios", explicou.

Durante as visitas, a expedição chegou ao município de Carlópolis, onde encontraram e visitaram uma praia de troncos e árvores petrificadas. "É a coisa mais linda, tem muito material petrificado. Dá para fazer um geossítio ali também muito bacana, às margens da represa Xavantes, perto da ponte entre Carlópolis e Fartura, fácil acesso e patrimônio cultural da humanidade", destacou João.

Comentários

Aplicativos
style="text-align: justify ! important;"