NO PARANÁ MAIS 3.650 PESSOAS CONTAMINADAS E 66 MORTES POR COVID
Boletim divulgado neste domingo (28) aponta 3.150 novos casos confirmados e 66 novas mortes por coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual, as vítimas fatais são 30 mulheres e 36 homens. As idades variam de 35 a 95 anos. Os óbitos ocorreram de 27 de fevereiro a 28 de março. Em todo estado, 5.639 estão internadas com Covid-19 ou suspeita da doença. Ocupação dos leitos de UTI do SUS é de 98%. No Norte Pioneiro houve registro da morte de uma mulher de 67 anos em Quatiguá na sexta-feira. Agora Quatiguá tem 6 mortes, e desde o inicio da pandemia 450 pessoas ficaram doentes 339 se curaram.
Em Siqueira Campos, boletim deste sábado, 27, eram 272 pessoas com vírus, 5 internadas. 164 aguardando por resultados. Desde o inicio da pandemia são 1,220 pessoas contaminadas, e 930 recuperadas. 18 pessoas morreram. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde até este sábado 1.323 receberam primeira dose e 223 a segunda dose da vacina. A maioria, 192, idosos entre 75 e 79 anos. 156 profissionais de saúde já tomaram a segunda dose.
Por causa do aumento de pessoas doentes, o Ministério Público e OAB, seccional de Wenceslau Braz, através de seus advogados em Siquieira Campos, sugeriram à prefeitura a realização de uma audiência pública para discutir o possível fechamento de tudo. O Prefeito Luiz Germano disse que não houve tempo hábil para marcar a audiência entre sábado e segunda-feira. O Presidente da Associação Comercial e Industrial Fabiano Queiróz, disse que o comércio é contra. Pois, além de não promover aglomerações, a maioria dos comerciantes usam máscara e exigem o mesmo de funcionários e clientes. Além disso, seria o caos na economia, com muitas demissões, pois a maioria dos estabelecimentos têm altos custos e não teriam fôlego para ficar 15 dias parados. Ele, lembrou ainda, que autônomos, catadores de reciclados e prestadores de serviços, não têm outra fonte de renda. E citou que bancos, abrem normalmente, inclusive aglomerações em suas portas e alto faturamento dos banqueiros. Nesta segunda-feira, o empresário dá uma entrevista à Radio Cana Verde as 7h15 falando de sua posição em nome da classe. O Programa entrevista ainda, o presidente da Santa Casa de Jacarezinho que, em visita à Santa Casa de Siqueira Campos, não entende porque com a estrutura que tem, não é mais bem aproveitada. Ele trocou experiência com o diretor executivo João Amaral, e disse que é possivel mudar a atual situação.